quarta-feira, 31 de março de 2010

Hábitos londrinos

Ainda só cá estou há duas semanas e dou por mim a adquirir hábitos londrinos sem sequer dar conta. O chá passou a ser a bebida de eleição, a falta de persianas no quarto deixou de me incomodar e a chuva passou a fazer parte do dia a dia. Aos poucos e poucos Londres vai-se entranhando na minha vida...

Procurar casa em Londres

Em resposta ao comentário da Lu aqui vai o resumo da nossa procura de casa.
O nosso principal objectivo era encontrar um estúdio (no máximo na zona 3) não muito pequeno que nos permitisse viver sozinhos. Para tal, começámos a procurar no gumtree e encontrámos sempre as mesmas respostas só que com nomes diferentes a pedirem dinheiro adiantado. Ou seja, tentativas de burla. Não ficámos nada fans do gumtree. O passo seguinte foi ir até uma agência que nos indicou 4/5 moradas de estúdios para irmos ver. Fartámo-nos de andar e todos eles eram horríveis e caros. Começámos a não achar piada nenhuma à procura de casa por aqui e passámos seriamente a ponderar dividir casa com alguém. E nisso o easyroommate é excelente. Só estávamos interessados em quartos com casa de banho privada e não foi nada difícil arranjar alguns interessantes. Marcámos 2/3 visitas mas só fizemos uma porque escolhemos logo a casa. Foi à primeira! Para ficarmos com ela tivémos de pagar um mês de renda e um depósito de valor igual à renda. O depósito, se nada de anormal acontecer, é devolvido quando decidirmos sair. Mas estas coisas dependem muito de casa para casa. Acho que tivémos muita sorte.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Finalmente a descansar

Desde que cheguei a Londres ainda não tive tempo para descansar. Doem-me os pés, as costas e tenho dormido 5/6 horas por dia mas sinceramente tem valido a pena. De quarta a domingo conheci quase todas as estações de metro à procura de casa e segunda-feira comecei a trabalhar todos os dias das 8h as 16h (claro que nunca saí a horas). Como se não bastasse, no fim do trabalho tinha sempre compras para fazer e coisas a tratar, o que me fez chegar a casa constantemente por volta das 20/21 horas. Finalmente chegou a sexta-feira e posso aproveitar a casa fantástica que alugamos e descansar um pouco, uma vez que estamos definitivamente instalados. Primeira impressão de Londres: adoro esta cidade!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Instalados

Já estamos na casa nova que por sinal é excelente. Moderna, arrumada e quarto com casa de banho privada. Fica na zona de Hackney mesmo ao lado da nova aldeia e estádio olímpico e a apenas 15 minutos de autocarro do hospital da Carina. A zona é muito calma e é bem servida por transportes. Vivemos com um casal de namorados muito simpático. Ele é italiano e ela polaca.
Parece que tivemos muita sorte.

terça-feira, 23 de março de 2010

Primeira mudança

Parece que nos vamos mudar ainda hoje...

Health Professions Council

Já lá vão 5 meses desde o início do meu processo de registo no HPC, e ainda não tenho o meu número. É incrível a quantidade de disparates que conseguem arranjar. Demoram 6 semanas a dar sinal de vida (your application has been received), depois pedem mais informação (request of further verification), outra vez mais informação (second request of further verifcation).
Ontem lá me desloquei até Kennington para saber o que raio se passa com o meu processo. Depois de uma conversa e um tempo de espera, dizem-me que a carta que enviei à um mês...não foi entregue. Peguei no telefone e lá me entendi com os correios que me disseram a data, hora e a pessoa que a recebeu. Hoje voltei lá e afinal a carta tinha sido entregue...mas eles fizeram o favor de a perder. O bonito disto tudo é que eu preciso do meu número para trabalhar na minha área. Que mais posso fazer?esperar pois claro...

sábado, 20 de março de 2010

Os primeiros dias

Ora aqui esta finalmente o primeiro post escrito directamente de Londres.
Estes dias têm sido bastante agitados e cansativos. Para começar, a minha bagagem ficou pelo Porto e chegou um dia depois, o que me obrigou a voltar a Gatwick novamente para a buscar no dia seguinte.Resumindo, só a meio do dia seguinte ao voo é que nos sentimos finalmente instalados e com as nossas coisas. A casa, que o Hospital que contratou a Carina nos arranjou, é excelente mas tem um pequeno grande problema, fica em South Harrow (que já é zona 5) e o hospital fica em Stepney Green que é do outro lado da cidade. Assim sendo, estes primeiros dias têm sido passados a procurar casa, tarefa nada fácil por aqui. Até ao momento já visitámos 5 "casas" (chamar casa aquilo que vimos é um grande elogio, mas já estávamos à espera). Amanhã temos mais uma visita marcada que esperamos ser a tal.

PS - Usar o tube (metro) é muito fácil.
PS2 - Muito obrigado à Sofia, à Lids e à Filipa pela ajuda prestada através dos seus blogues.

terça-feira, 16 de março de 2010

Goodbye Portugal

Este dia foi de loucos, como é que alguém consegue mudar de casa e de país e levar apenas 20kg de coisas pessoais consigo? Completamente impossível! Como devem imaginar passei o dia todo à volta da mala e, mesmo após alguns cortes, ainda vou ter que pagar excesso.
Amanhã começa uma nova etapa das nossas vidas... O primeiro emprego, um país diferente e o começo de uma vida a dois... A ansiedade não poderia ser maior.
Não posso negar que as saudades serão muitas mas a vontade de viver e sentir Londres é ainda maior!
Goodbye Portugal!

Countdown

Faltam menos de 24horas para o embarque. Amanhã, por esta hora, teremos o primeiro contacto com os transportes públicos de Londres. Enquanto isso, cá se vão ultimando os preparativos para a tão esperada mudança.
Mala feita, passaporte, libras, papéis, casa, mapas.
Uma vida a dois...
Vamos a isso.